Integrantes do assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Boa Sorte, localizado a 22 quilômetros de Ribeirão do Largo, região de Vitória da Conquista, ocuparam a prefeitura do município a partir das 7 horas desta segunda-feira, 2112.15.
De acordo com o vice-prefeito da cidade, Flodoaldo Vieira (PSD), cerca de 70 pessoas cobravam melhorias na educação e infraestrutura para a comunidade onde residem pelo menos 500 pessoas. O grupo vinha negociando com o atual prefeito Valdomiro Guimarães (PMDB), mas atualmente Ribeirão do Largo passa por uma grande deficiência e há problemas com a contratação de professores, pagamento de merendeiras; posto de saúde também estariam sucateados, disse o vice.
“O prefeito correu, não ficou na localidade. Colocou a secretária de Educação para negociar. Ele é um cara que não tem equilíbrio administrativo e diplomacia para resolver a situação”, disse Flodoaldo, sem contato com o principal gestor há um ano.
Procurado, Valdomiro não foi localizado. A delegacia de Ribeirão do Largo divulgou que houve princípio de conflito entre os manifestantes e a polícia, mas a situação logo foi contornada. Por volta das 14h, o grupo já estava deixando a sede da administração municipal, após negociações; representantes teriam pedido prazo de 8 dias para regularizar o ano letivo de alunos da 1ª à 4ª série, sem aulas há dois meses.
Reforço Policial:
A Delegacia Territorial de Ribeirão do Largo que integra a 21ª COORPIN de Itapetinga, recebeu reforço da Polícia Militar através da 8ª CIPM, CIPE SUDOESTE, 21ª COORPIN, além de contar com o efetivo local.
O clima chegou a ficar tenso quando houve um princípio de conflito, mas depois de algumas horas, os integrantes do referido assentamento deixaram o prédio da prefeitura e a polícia permaneceu no local garantindo a segurança do patrimônio público e da população.