A partir de contatos feitos pelo Diretor da Guarda Municipal de Itapetinga, Weltmo Vieira, com a Major PM Denise Santiago, coordenadora da Ronda Maria da Penha em Salvador e mediante visita realizada ao DISEP daquela cidade, a Guarda Municipal de Itapetinga foi convidada a participar do Curso de Capacitação para Implantação da Operação Ronda Maria da Penha pela Polícia Militar em Vitória da Conquista.
A Guarda Municipal de Itapetinga foi representada pelo seu Diretor Weltmo Vieira, o GM Marcos dos Santos, as GMFs Rosana Xavier, Keity Fernandes e Maria Neta.
O curso foi promovido pela PMBA e ocorreu no 9º Batalhão da Polícia Militar em Vitória da Conquista, durante toda a semana, entre os dias 24 a 28, ministrado principalmente pela CAP PM Paula e SD PM Raquel que trabalham na Ronda Maria da Penha em Salvador, contou com a presença de várias pessoas que trabalham na Rede de Atendimento à Mulher.
A capacitação trouxe um leque de informações com temas transversais e que envolve toda uma rede de atendimento para proteger às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e que tenham Medida Protetiva de Urgência, deferida pelo juíz.
A priori, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem como objetivo qualificar todos os seus integrantes para melhor servir à comunidade itapetinguense, e serão firmadas parcerias com os demais órgãos de proteção aos direitos da mulher.
A Guarda Municipal de Itapetinga, através do seu diretor vem caminhando a passos largos para implantar a Patrulha Maria da Penha, inclusive o material do projeto contemplado através da Secretaria de Políticas para as Mulheres já está em processo licitatório.